Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Saco de pancadas do machismo, até quando?!

      Faz tempo que ando querendo escrever sobre violência contra a mulher. Desde que me entendo por gente, sou feminista e tive uma criação que abomina qualquer tipo de violência, principalmente contra mulheres. Lembro que desde criança, nunca presenciei violência em minha casa, mas meu avô paterno foi assassinado tentando proteger uma sobrinha que era vítima das atrocidades de um marido. Nada justifica violência e as vítimas precisam de apoio em casa, e fora dela para que não se calem e denunciem os agressores. A violência vai desde um soco, até o estupro, e até um beijo contra a vontade é estupro.
       As leis que nos protegem são avanços, mas é necessário que se continue lutando para que a violência acabe e que as mesmas funcionem. É comum ver casos onde mulheres pediram proteção, fizeram vários boletins de ocorrência e no final, as mesmas acabaram mortas pelos parceiros. O apoio da família é de suma importância, digo isso por experiência própria! E a sociedade precisa parar de condenar as vítimas, e se libertar do senso comum que desde que somos pequenas, nos dizem que devemos prevenir estupro e agressão física, quando na verdade deveria ser ensinado aos homens a não violentarem. As pressões sociais, nos tornam culpadas e não vítimas e assim dão aval para que os abusos continuem. É preciso lutar, não ter medo de denunciar, não só se acontecer com você, mas até mesmo se souber de algum caso de violência contra a mulher, você pode denunciar mesmo não sendo a vítima. Lembrando que sou leiga quanto à leis e por isso não me aprofundei muito no assunto e não me encontro em condições de escrever mais sobre o mesmo, não estou num dos melhores momentos da minha vida e me encontro vivendo um inferno que sempre lutei contra, mas que no fim tudo isso me dará mais força para continuar na luta feminista.
       Não podemos permitir que ninguém continue saco de pancadas do machismo, chega de violência, chega de impunidade. Precisamos da nossa liberdade e saibam que nada neste mundo justifica violência. O único e verdadeiro culpado de qualquer tipo de abuso é quem o faz e jamais a vítima. Termino a postagem com o trecho de uma música de Gabriel o Pensador, que estava ouvindo por estes dias e me chamou a atenção:

" ... Machão frustrado que se esquece que o tempo das cavernas já passou,
     e bate na família quando nem deveria bater com uma flor,
     na mulher, nas crianças mostrando toda autoridade
     de um homem primata, com seu machismo covarde."



   

3 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, eu estou escrevendo um artigo sobre machismo para o meu blog tbm, depois se quiser visita lá, venho postando só poemas há muito tempo mas estou voltando a escrever artigos de opinião.
    www.raridadevirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thiago! Fico feliz que tenha lido o post. Pretendo me aprofundar mais no assunto. Fico contente em saber que está escrevendo um artigo sobre machismo e vou sim visitar seu blog, assim que possível. Beijos!

    ResponderExcluir