Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Refletindo sobre os poços.

            Um dos meus autores preferidos é Caio Fernando Abreu, li quase toda a sua obra e me identifico com a mesma. Seus textos são fortes, intensos e capazes de tocar fundo. Me identifiquei com várias dores do mesmo e com frequência me vejo vivendo alguns contos. Até que gosto da popularização de sua literatura, apesar de por vezes me chatear com textos que leio por aí como se fossem dele e não são, mas consigo conviver com isto. Fico feliz por um autor tão talentoso ser reconhecido e pelo fato das pessoas o lerem, nem que seja uma frase em alguma rede social. O importante para mim sempre foi e será enquanto vida eu tiver que as pessoas leiam, não sou fã de uma visão "escrota" que por vezes enxergo em algumas pessoas, onde só um tipo determinado de público pode ler ou admirar determinado tipo de texto. Não importa se é um rótulo de algum produto ou até mesmo um simples verso ou conto, me alegra de verdade o poder da leitura e saber da possibilidade de ajudar alguém a obtê-lo, este é um dos motivos pelo qual optei seguir na carreira de letras e meu sonho é lecionar.
            Sobre me pegar vivendo alguns contos dele, semana passada pensando na vida, e na fase difícil que enfrento, pensei no conto "Os poços" do livro " O ovo apunhalado " ( que inclusive ganhei, de uma amiga muito especial). Minha cabeça foi longe, comecei a pensar no conto inteiro e pensar que o fim deste poço, se é que ele existe, não pode ser tão ruim assim e que de alguma forma, Caio deve ter descoberto o que vai além do mesmo.
           A  minha visão de morte, é de encantamento, não um fim. Acredito que o espiritismo acabou com uns medos desnecessários que eu tinha e me fez entender muito sobre a dor carregada e vários momentos começaram a fazer sentido e ser de fato necessários, por mais dor que possam causar. O conto que me refiro, não me larga e fico pensando em algum dia descobrir o que tem por lá, já descobri que o poço começa na vida e não sei se ele tem um fim. Meu texto não faz muito sentido (na verdade não deve fazer sentido algum para você, né?!) mas precisava compartilhar minhas reflexões sobre o famoso poço.Imagina se um dia você se deparar com o mesmo e resolver encará-lo, resolver se jogar sem medo e descobrir que na verdade ele não possui um fim e o caminho pode ser lindo! Se a vida for um poço? Se a morte for um poço? Se cada pessoa que passa pela sua vida for uma espécie de poço? 
Agora compartilho com vocês um trecho:




"Primeiro você cai num poço. Mas não é ruim cair num poço assim de repente? No começo é. Mas você logo começa a curtir as pedras do poço. O limo do poço.A umidade do poço. A água do poço. A terra do poço. O cheiro do poço. O poçodo poço. Mas não é ruim a  gente ir entrando nos poços dos poços sem fim? Agente não sente medo? A gente sente um pouco de medo mas não dói. A gentenão morre? A gente morre um pouco em cada poço. E não dói? Morrer não dói.Morrer é entrar noutra. E depois: no fundo do poço do poço do poço do poço você vai descobrir quê ..."

Nos poços - Caio Fernando Abreu
Livro: O ovo apunhalado





       

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto Luma!

    Começo a pensar que o fundo do poço é o lugar onde nos fortalecemos.

    ResponderExcluir